Somos seres históricos.
Temos uma história. Sabemos de histórias. Fazemos história.
Não há ninguém sem história.
A história tem o potencial de explicar coisas, fatos e pessoas.
Quanto mais sabemos sobre a história de algo, mais propriedade temos para falar sobre aquilo. Quanto mais sabemos sobre a história de uma pessoa, mais a compreendemos, aceitamos e respeitamos. A história explica quem somos e o porquê de sermos como somos. Conhecer a história nos faz compreensivos, tolerantes e, de certa forma, responsáveis.
Quando desconsideramos o outro e sua história, estamos desconsiderando todos os processos que levaram a pessoa a se tornar assim. Mas quando estamos dispostos a conhecer e considerar a história do outro, esse conhecimento parece dar raízes e profundidade ao relacionamento: entendemos suas ações e reações. A relação se torna sólida e mais difícil de ser rompida.
Pense nas pessoas que são especiais para você... possivelmente são as que você mais tem histórias e as quais você mais sabe sobre elas.
Se a história nos ajuda a compreender melhor as coisas, as pessoas e a nós mesmos... pense o quanto é importante o conhecimento a respeito da história de Deus. Contudo, conhecemos a Deus?
Deus se revela na sua palavra. É ali que podemos conhecê-Lo verdadeiramente e, não, superficialmente. Uma vida de leitura e meditação na palavra nos faz conhecer a história do mundo, a história de Deus e de Cristo e, consequentemente, a nossa própria história... que foi escrita ali.
Além disso, precisamos de relacionamento com o dono do tempo e de toda história para viver a história que Ele tem pra nós. E isso só é possível por meio da Bíblia. É ela quem nos conta sobre o único caminho, verdade e vida: Cristo. E é nEle e na sua história de sacrifício na cruz que a nossa história poderá ser transformada.
[escrito em janeiro de 2017]
O que é caixa de Pandora?
Há 3 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário